Portal do associado






Notícias


Queda nos preços de óleo de amendoim afeta os preços pagos pelo amendoim de baixa


Os preços do óleo de amendoim vem caindo, e passam a dificultar a comercialização do amendoim de qualidade inferior e do chamado “resíduo de óleo”. O fato chama a atenção em um momento de início de colheita, uma vez que a safra que começa agora ocorre depois de uma seca prolongada que prejudicou a formação dos grãos em diversas regiões.
O mercado de óleo é de grande importância para a regulação de preços no mercado de grãos para doces e snacks, pois absorve o amendoim de qualidade inferior e evita queda de preços. Nos últimos 2 anos, com o mercado de óleo de amendoim aquecido, chegamos a ver algumas indústrias pagando tanto quanto ou mais do que as industrias de doce e cooperativas. Em 2014, deve haver uma mudança neste panorama.
Justamente em um momento em que a safra de amendoim começa a mostrar alguns problemas de qualidade, já que a seca prolongada prejudicou a formação de grãos. Há ainda o risco da aflatoxina: o estresse hídrico pré colheita aumenta as chances de contaminação, e se ela realmente ocorrer neste ano, o mercado de amendoim contaminado pagará bem menos pelos grãos descartados. Será um prejuízo direto para indústrias, cooperativas e produtores.


Fonte: http://biosphere.agr.br/queda-nos-precos-de-oleo-de-amendoim-afeta-os-precos-pagos-pelo-amendoim-de-

ABEAESP
Associação dos Beneficiadores de Amendoim
do Estado de São Paulo


Rua Caingangs, 26 - Sobreloja
Vila Giovanetti
CEP 17.600-494 - Tupã/SP
Tel/Fax: (14) 3491-2471
abaesp@unisite.com.br
CONAB
Embrapa
Instituto de Economia Agrícola
Imprensa Oficial
Climatempo
Ministério da agricultura
Cotação do dólar