Portal do associado






Notícias


Amendoim agora conta com uma Câmara Setorial


A cadeia produtiva do amendoim agora tem um importante fórum de discussões para agentes do setor e entidades governamentais: uma câmara setorial, a trigésima que funciona no âmbito da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (Codeagro). Ela foi lançada em Jaboticabal, em 15 de agosto, durante a abertura do X Encontro sobre a Cultura do Amendoim.
Na ocasião, a secretária Mônika Bergamaschi assinou a resolução que instituiu a câmara. O presidente será escolhido posteriormente, por votação, em reunião a ser agendada. A iniciativa tem em vista a relevância da cadeia produtiva do amendoim e atende solicitação dos agentes do setor.
A exemplo das outras câmaras, os objetivos são integrar os diversos agentes da cadeia, proposição de políticas públicas, recebimento de reivindicações e encaminhamento de sugestões das comunidades técnica, acadêmica, produtiva e comercial, bem como dos trabalhadores, agricultores e consumidores.
Podem participar representantes de associações, sindicatos, cooperativas e outras representações dos produtores de amendoim, dos trabalhadores rurais e profissionais ligados ao setor; universidades, faculdades e institutos de pesquisa; associações, sindicatos e outras representações de indústrias e comércio de insumos, de máquinas e equipamentos, de indústria de beneficiamento, distribuição e comercialização de produtos e subprodutos, e de agentes de distribuição e comercialização; entidades governamentais estaduais e federais.
A cadeia de produção de amendoim tem nos mercados de confeitos, snacks e de óleos vegetais seus principais elos com o consumidor final. Praticamente 100% das exportações de grão e do óleo estão em São Paulo, que abriga as principais indústrias processadoras atuantes no Brasil.
Os avanços tecnológicos e institucionais resultaram na conquista de mercados exigentes como o europeu, principal destino das vendas externas do amendoim em grão, cuja evolução é crescente. Outro produto na pauta de exportações é o óleo bruto de amendoim que, nos últimos cinco anos, vem ganhando espaço. Há, ainda, perspectivas de incremento do consumo brasileiro.
Em São Paulo, a produtividade tem aumentado e a característica é a regionalização da cultura, elemento importante para o desenvolvimento econômico e social pela geração de emprego e renda, tanto no campo quanto nos demais elos da cadeia, o beneficiamento, o armazenamento e o processamento industrial.
A importância regional fica ainda mais evidente quando se observa que em torno de 45% do total do valor da produção agropecuária paulista corresponde à produção de cana e em 28 Escritórios de Desenvolvimento Rural essa cultura tem a maior participação, possibilitando o uso do amendoim na etapa de renovação dos plantios.


Fonte: http://agricultura.sp.gov.br/noticias/2980-amendoim-agora-conta-com-uma-camara-setorial

ABEAESP
Associação dos Beneficiadores de Amendoim
do Estado de São Paulo


Rua Caingangs, 26 - Sobreloja
Vila Giovanetti
CEP 17.600-494 - Tupã/SP
Tel/Fax: (14) 3491-2471
abaesp@unisite.com.br
CONAB
Embrapa
Instituto de Economia Agrícola
Imprensa Oficial
Climatempo
Ministério da agricultura
Cotação do dólar