Notícias
Nova variedade de amendoim OL 3 é alternativa rentável aos produtores
Variedade produz, em média, 10% a mais que outros tipos de amendoim, além de ter um ciclo produtivo menor
A nova variedade de amendoim OL 3, do Instituto Agronômico de Campinas, pode ser uma alternativa rentável aos produtores do país. A variedade produz, em média, 10% a mais que outros tipos de amendoim, além de ter um clico produtivo menor. A produtividade é de cerca de 4,5 toneladas por hectare. Em condições favoráveis, a quantidade pode chegar a sete toneladas por hectare. O ciclo produtivo é de 130 dias, menor que o período necessário para outras variedades, que normalmente é de 145 dias.
Com menos tempo entre o plantio e a colheita, a variedade é indicada para rotacionar em propriedades com plantação de cana-de-açúcar. É possível colher o amendoim sem prejudicar o ciclo da cana na mesma área.
O OL 3 também é indicado para a indústria devido a sua vida útil nas prateleiras dos supermercados, que dura seis meses mais em relação a outros amendoins.
O melhoramento genético resulta em uma variedade com maior concentração de ácido oleico, que faz bem para a saúde. O OL 3 já está sendo produzido por algumas cooperativas de São Paulo, mas ainda não está disponível para a compra.
Fonte: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/05/nova-variedade-de-amendoim-ol-3-e-alternativa-rent