Notícias
Exportação de Alimentos
Nos últimos anos, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores e exportadores mundiais de alimentos e fibras. A crescente participação do País no mercado internacional é resultado da combinação de fatores como clima propício, investimento em tecnologia, extensão territorial cultivável e qualidade dos produtos. O Brasil exporta para mais de 180 países, tendo como principais compradores a China, União Europeia e Estados Unidos, além dos países do Mercosul.
A Coordenação-Geral de Qualidade Vegetal (CGQV) do Departamento de Produtos de Origem Vegetal (DIPOV) promove, acompanha atividades de fiscalização e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica de produtos vegetais in natura, processados ou industrializados, e seus derivados. São medidas que garantem a qualidade e segurança dos produtos de origem vegetal e seus derivados produzidos no Brasil.
Cadastro de exportadores
O cadastro dos estabelecimentos exportadores e produtores de vegetais e seus produtos do Ministério da Agricultura está disponível para consulta. O DIPOV apresenta, em caráter provisório, o Sistema de Cadastro dos Agentes da Cadeia Produtiva de Vegetais e seus Produtos (SICASQ), visando disponibilizar aos públicos interessados o cadastro dos estabelecimentos exportadores e produtores de vegetais e seus produtos, no MAPA.
O SICASQ foi criado pela Instrução Normativa nº 66/2003 para reunir o cadastro dos agentes das cadeias produtivas dos produtos de origem vegetal, com fins de controle de contaminantes, resíduos, com base nas normas, também, estabelecidas pela IN, que está sendo implementada, de forma compulsória, junto aos estabelecimentos exportadores de mamão, maçã, amendoim e castanha do Brasil. A ação atende compromissos do Ministério da Agricultura nos acordos e exigências nacionais e internacionais, como também de forma facultativa, aos respectivos produtores e interessados.
Fonte: http://www.agricultura.gov.br/vegetal/exportacao/alimentos